ASSINE
search button

Lula faz doação simbólica ao PT e conclama a militância

Ele relembrou os tempos em que a sigla vendia camisetas e tinha independência financeira

Compartilhar

De Salvador - O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva abriu, na manhã  desta sexta-feira, (12) o segundo dia do 5° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que acontece desde esta quinta (11)em Salvador. Lula fez uma doação simbólica para a Campanha Nacional de Arrecadação da sigla, como forma de apoio à decisão de abolir os donativos empresariais. Este é um dos temas principais em debate nos três dias de evento.

Lula foi ovacionado ao chegar no evento aos gritos de "Volta, Lula!". Bem humorado, antes de subir na tribuna distribuiu sorrisos e fez selfies com militantes e membros do partido.

O presidente do partido, Rui Falcão, fez uma convocação aos delegados municipais, estaduais e militantes para utilizar as novas ferramentas para fazer as doações. Em seguida, o secretário de finanças da sigla, Márcio Macedo, explicou para a plateia a forma de utilização das plataformas online.

>> "Nosso quarto mandato está apenas no início", diz Dilma em congresso do PT

O presidente Lula considerou o momento histórico. Ele relembrou os tempos em que a sigla vendia camisetas e "estrelinhas" e tinha a sua independência financeira, através da mobilização popular dos seus seguidora. "Não é nenhuma vergonha a gente pedir dez reais para o partido, vamos  fazer os nossos donativos", disse o petista.

Lula comentou ainda sobre um "processo de criminalização do partido", bancado pela oposição. "A gente sabe como nasceu o nazismo. Foi exatamente tentando desacreditar as pessoas" , comparou o ex-presidente, apoiado por fortes aplausos.

Com um cartão de crédito antigo, Lula incentivou o resgate do sistema de donativo de militantes, ressaltando a importância do ato. "Este é o momento do ressurgimento do nosso partido. Ninguém vai fazer nada pela gente, nem outro partido, nem os jornalistas que ganham pouco, mas a gente mesmo. Vamos fazer o que o partido precisa", disse.

O segundo dia de convenção o PT vai tratar das emendas da Carta de Salvador, aprovada nesta quinta. A convenção do PT este ano vai abordar três temas principais: Mundo, Brasil e Nova conjuntura partidária. Cada uma delas com emendas a serem aprovadas para adesão pelos diretórios nacionais. As resoluções são interpretadas como uma "cartilha" com novas regras e normas para nortear as ações até o próximo congresso. No entanto, o assunto mais aprofundado nos debates com certeza será a Campanha Nacional de Arrecadação, lançada nesta quinta pelo ex-presidente Lula. 

Durante o encontro, Márcio Macedo esclareceu sobre a tarefa da sua secretaria para equilibrar o caixa do partido, reduzindo em 25% os custos operacionais. A sigla assumiu o compromisso de abolir o recebimento de doações de empresas pelas instâncias partidárias.