ASSINE
search button

Petrobras diz que denúncias já haviam sido investigadas e gerente, demitido

Estatal divulgou nota sobre reportagem que diz que direção já havia sido informada sobre suspeitas

Compartilhar

A Petrobras divulgou nota nesta sexta-feira (12) em resposta às denúncias feitas pelo jornal Valor Econômico dando conta de que antes de a Polícia Federal (PF) deflagrar em março a Operação Lava Jato, a diretoria da estatal já havia sido alertada sobre a ocorrência de irregularidades em contratos da estatal. De acordo com a nota oficial, a Petrobras "apurou todas as informações enviadas pela empregada citada na matéria."

De acordo com a reportagem, a atual presidente da estatal, Maria da Graça Foster, teria sido informada das irregularidades por meio de e-mails e documentos enviados desde 2009, antes mesmo de ela assumir o comando da companhia, em 2012. Por meio de nota oficial, a Petrobras afirmou que instaurou comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento. Além disso, a estatal ressalta que o ex-gerente da área, Geovanne de Morais, foi demitido "por justa causa", em 3 de abril de 2009, "por desrespeito aos procedimentos de contratação da companhia".

De acordo com a Petrobras, a demissão não foi efetivada naquela ocasião porque seu contrato de trabalho estava suspenso, em razão de "afastamento por licença médica". A Petrobras destacou no comunicado que a demissão do executivo foi concluída em 2013.

De acordo a denúncia do Valor Econômico, os alertas à direção da empresa foram feitos pela ex-gerente executiva da Diretoria de Refino e Abastecimento da empresa Venina Velosa da Fonseca. Venina foi subordinada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ela foi transferida para a Ásia e, posteriormente, foi afastada.

Graça Foster, de acordo com o Valor, foi advertida a respeito de contratações irregulares na área de comunicação da Diretoria de Abastecimento, administrada por Paulo Roberto Costa entre 2004 e 2012. O sucessor de Costa na diretoria da Petrobras, José Carlos Cosenza, também teria sido informado sobre os atos de corrupção. 

Venina teria informado à Graça Foster sobre a multiplicação de aditivos na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. De acordo com a reportagem, em 2014 foram remetidas à presidente da Petrobras denúncias envolvendo os escritórios da estatal no exterior.

Ainda segundo a reportagem, Venina irá depor ao Ministério Público, em Curitiba, onde tramita a parte do processo da Lava Jato. Ela teria começado a apresentar as denúncias na época em que ainda era subordinada a Paulo Roberto Costa, entre novembro de 2005 e outubro de 2009.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Petrobras:

"A Petrobras esclarece que, em relação à matéria publicada no Valor Pro de 11/12/2014, sob o título " Diretoria da Petrobras foi informada de desvios de bilhões em contratos", instaurou comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento. O ex-gerente da área foi demitido por justa causa em 03 de abril de 2009, por desrespeito aos procedimentos de contratação da companhia. Porém, a demissão não foi efetivada naquela ocasião porque seu contrato de trabalho estava suspenso, em virtude de afastamento por licença médica, vindo a ocorrer em 2013. O resultado das análises foi encaminhado às autoridades competentes.

Em relação aos procedimentos na área de Bunker, após resultado do Grupo de Trabalho constituído em 2012, a Petrobras aprimorou os procedimentos de compra e venda com a implementação de controles e registros adicionais. Com base no relatório final, a Companhia adotou as providências administrativas e negociais cabíveis. A Petrobras possui uma área corporativa responsável pelo controle de movimentações e auditoria de perdas de óleo combustível, que não constatou nenhuma não conformidade no período de 2012 a 2014.

Como mencionado em comunicados anteriores, a Comissão Interna de Apuração constituída para avaliar os processos de contratações para as obras da RNEST concluiu as apurações e encaminhou o Relatório Final para os órgãos de controle e autoridades competentes.

Assim, fica demonstrado que a Companhia apurou todas as informações enviadas pela empregada citada na matéria."