Operação do Exército treina militares para a defesa da Amazônia

Cerca de 550 militares do Exército participam durante esta semana nos estados do Amazonas e de Roraima da Operação Machifaro 2014. A operação tem o objetivo de treinar a tropa para proteger a Amazônia brasileira. A simulação consiste de invasão do território nacional por tropas estrangeiras com efetivo maior as das Forças Armadas brasileiras.

“A operação proporcionará subsídios para o aperfeiçoamento da estratégia de resistência na localidade, possibilitando o fortalecimento de uma doutrina brasileira de combate na selva”, explicou o coronel José Ramalho, do Comando Militar da Amazônia.

Entre os equipamentos usados durante o treinamento, segundo o Ministério da Defesa, estão embarcações militares, helicópteros, aeronaves civis e sistemas de comunicação via satélite. Fazem parte da operação simulações de infiltração aeromóvel, logística de resistência, emboscadas, comunicações sigilosas e ações contra o oponente.

“É uma operação importante em virtude de superarmos o desafio logístico que a Amazônia impõe, como a dificuldade de transportar alimentos e evacuar regiões. E também proporciona o desenvolvimento permanente de uma estratégia de combate na selva, para se contrapor às ameças”, disse Ramalho.