Ação distribui milhares de flores por dia em SC 

Com uma frequência quase diária, a população de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, recebe milhares de mudas de flores. A ação foi uma alternativa encontrada pelo Horto Municipal Padre Raulino Reitz para redistribuir o excedente dos exemplares utilizados nos canteiros públicos da cidade e visa incentivar os moradores a cuidarem de seus quintais e jardins, tornando os ambientes mais bonitos.

De acordo com a prefeitura, o Horto Municipal produz até 260 mil mudas por ano e, desde 2010, passou a levar aos bairros de Itajaí as flores que sobram após a realização dos serviços de plantio no município. Durante as atividades, os funcionários do local orientam as pessoas sobre como elas devem cuidar das plantas.

As entregas acontecem a cada dia em um bairro da cidade. Um cronograma com os pontos onde o caminhão estará estacionado é divulgado semanalmente no site da prefeitura. As flores começam a ser distribuídas às 8h e a ação só termina quando não houver mais mudas no veículo. Em média, são doadas 4 mil exemplares por dia, com o limite de 20 por pessoa. Nessa semana estão sendo distribuídas 2,5 mil mudas por dia, das espécies Flor de Mel e Sálvia.

A entrega desta quinta-feira aconteceu no pátio da Igreja Matriz, no centro da cidade. A próxima distribuição será realizada nesta sexta-feira, no bairro Vila Operária, no pátio da Igreja Nossa Senhora da Paz. Caso a atividade seja suspensa devido ao mau tempo, a doação será transferida para a próxima semana.