ASSINE
search button

Eleições: 57% dos jovens entre 16 e 24 anos não têm interesse em votar

Compartilhar

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral e do IBGE, apenas apenas 25% dos brasileiros com 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor para votar em outubro. Desde 2006, esse índice registra quedas sucessivas. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Ibope também aponta que 26% da população não estão interessados nas eleições de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados. Conforme a pesquisa, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados” nas eleições deste ano, 29% responderam “interesse médio" e 29% avaliaram ter “pouco interesse”.

Para o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, os percentuais indicam insatisfação das pessoas. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos jovens e das pessoas com 45 anos a 54 anos não estão interessadas na eleição. Dos entrevistados entre 16 anos e 24 anos, 12% disseram ter muito interesse no pleito. Somando os que responderam muito interesse com médio interesse, chega-se a 43%. Quando se soma os que escolheram pouco interesse com nenhum, atinge-se 57%.

As contradições da política nacional, com alianças bizarras, falta de ética e mudanças de posição de acordo com as conveniências, devem explicar a falta de interesse dos jovens pelas eleições. 

>> Em encontro no apartamento de Aécio, Cabral abre mão do Senado por Cesar Maia

<< Pezão oficializa palanque para Aécio Neves no Rio de Janeiro

>> Antigos rivais, Garotinho e Cesar Maia fizeram aliança contra domínio de Cabral

>> Cabral desiste do Senado e dá lugar a César Maia em aliança

>> Paes declara apoio a Dilma e cita 'bacanal eleitoral' no Rio

>> Eleição: no Rio, Dilma elogia Pezão, sucessor de Cabral, que se une a Aécio

>> Cesar Maia, que se aliou a Pezão, já atacou Cabral, Dilma e Lula

>> Em São Paulo, Alckmin e Paulo Maluf também fazem o jogo das contradições