Incêndio atinge auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo

Um incêndio atinge o auditório do Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira. Vinte e sete carros dos bombeiros foram deslocados para apagar as chamas no Auditório Simon Bolívar. Dois bombeiros precisaram de atendimento médico por causa de intoxicação pela fumaça. 

O fogo começou por volta de 13h30 no Auditório Simon Bolívar. Brigadistas do próprio memorial tentaram controlar o incêndio, mas não conseguiram e acionaram os bombeiros. Os vidros das laterais do prédio foram quebrados por causa da alta temperatura. 

Segundo a direção do Memorial, havia funcionários no auditório quando o incêndio começou, mas eles foram retirados rapidamente e não sofreram nenhum ferimento.

Com área de 84,5 mil metros quadrados, o memorial, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fica no bairro da Barra Funda, na zona oeste paulistana. O complexo é dedicado a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito e o projeto cultural foram desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro.