Dilma ressalta importância da interiorização do ensino superior

Durante a inauguração do campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), nesta quarta-feira (7), a presidente Dilma Rousseff enfatizou a importância da interiorização da rede federal de ensino superior, que tem um potencial transformador, melhorando a qualidade de vida das pessoas e diminuindo o grau de concentração urbana.

“Nós mudamos radicalmente a política que regia a rede federal de ensino universitário. Voltamos a criar universidades federais. Hoje são 63 universidades contra 45 em 2012. E serão 321 campi no fim do meu governo, enquanto, no início de 2012, eram 142 apenas”, afirmou Dilma, que voltou a destacar a importância da aplicação dos recursos advindos do petróleo para a educação.

A presidente ainda anunciou medidas para reduzir o efeito negativo de uma situação de preços voláteis no setor cafeeiro. Segundo Dilma, foi autorizado o lançamento de contratos de opção de venda para 3 milhões de sacas, ao preço de R$ 346 a saca, com vencimento para março de 2014. Os produtores ainda terão acesso a financiamento para estocagem do grão e a recursos para compra do café pelo preço mínimo.