Pelo menos 19 cidades de Santa Catarina registram neve

Pelo menos 19 cidades registraram neve em Santa Catarina até o meio-dia desta segunda-feira, de acordo com a Epacri/Ciram. Além de São Joaquim, na serra do Estado, o fenômeno ocorreu também em Água Doce, Bom Jardim da Serra, Campos Novos, Catanduvas, Chapecó, Coronel Freitas, Erval Velho, Herval do Oeste, Jaborá, Joaçaba, Lages, Painel, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Tangará, Urupema, Xanxerê e Xaxim. 

Em 18 municípios, segundo o mesmo órgão, houve o registro de chuva congelada: Água Doce, Campos Novos, Canoinhas, Capinzal, Catanduvas, Chapecó, Faxinal dos Guedes, Joaçaba, Macieira, Lacerdópolis, Lebon Régis, Pinheiro Preto, Salto Veloso, São Domingos, São Joaquim, Urupema, Videira e Xanxerê. No Rio Grande do Sul, há informações de neve em São José dos Ausentes, Erechim e Frederico Wetsphalen. 

A chance de neve permanece durante todo o dia no Sul do País e também nesta terça-feira. De acordo com a Climatempo, o frio intenso é provocado por uma super onda de frio que começou a invadir o Brasil nesta segunda-feira. Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro oeste, sul de Santa Catarina e o sul do Paraná registravam temperatura abaixo de 5°C por volta das 6h da manhã.

Como o frio intenso persiste e a umidade continua alta na maior parte do Sul do Brasil, a previsão da Climatempo indica que isso favorece a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e o sul do Paraná.