Governador do RS entrega projeto de passe livre estudantil à Assembleia

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), protocolou na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui o passe livre para estudantes usuários do transporte metropolitano no Estado. A proposta vai beneficiar cerca de 200 mil estudantes de 63 municípios das regiões atendidas pela Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan). 

A entrega do projeto foi feita ao presidente da Assembleia, Pedro Westphalen (PP). Também estiveram presentes na cerimônia o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o secretário de governança local de Porto Alegre, Cézar Busato, a secretária estadual do Turismo, Abigail Pereira, deputados e lideranças estudantis. “É de grande interesse da sociedade esse projeto que auxilia de forma significativa o jovem que está em busca de formação”, enfatizou o governador. 

"Essa é uma reivindicação que está presente nos manifestos. É importante que escutemos o povo. Esta Casa sempre foi sensível ao apelo da população, e nem poderia ser diferente. Assim é a função legislativa. Vamos analisar o projeto e dar toda a celeridade possível ao encaminhamento”, concluiu Westphalen. 

A passagem gratuita valerá para a região metropolitana de Porto Alegre, para o Eixo Pelotas-Rio Grande (sul do Estado), para o Eixo Caxias-Bento Gonçalves (região serrana) e para o eixo de cidades do litoral norte. As linhas são da modalidade comum, com o limite de duas passagens diárias, em dias úteis.