Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza terão protestos hoje

Pelo menos quatro capitais terão protestos nesta quinta-feira: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. Na capital do Ceará, a manifestação está marcada para o meio-dia. Em Salvador, a concentração será às 14h. Na capital fluminense, os manifestantes se reunião às 14h. E em Porto Alegre, o protesto deve começar às 18h.

No Rio de Janeiro, o grupo vai se reunir na Candelária e caminhar em direção à Cinelândia. O protesto tem como objetivo principal exigir a reforma política. Além disso, os manifestantes reclamam outras questões, como a proposta que limita o poder do Supremo Tribunal Federal (STF), a PEC 53. Eles também são favoráveis à PEC 280, que reduz o número de deputados federais para no máximo 250. O grupo também reclama dos gastos do governo com a Copa das confederações e do Mundo e pede uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos transportes públicos no Rio de Janeiro.

Em Porto Alegre, a concentração será na praça da Matriz, no centro da cidade, em frente à sede do governo do Estado, o Palácio Piratini. Os manifestantes querem evitar que a Brigada Militar (Polícia Militar local) impeça o acesso do grupo à praça, como fez na última segunda-feira. "Vamos fazer um ato cultural, com música, teatro, dança e muita discussão política sobre os novos rumos que queremos construir para a nossa sociedade", diz o texto de convocação para o protesto no Facebook.

Além dos três protestos desta quinta-feira, pelo menos outras três manifestações deve ser realizadas até o próximo domingo no País. Veja a lista de cidades onde estão agendados protestos a partir de hoje:

Quinta-feira (27/06)

Salvador - 14h

Fortaleza - 12h

Porto Alegre - 18h

Sexta-feira (28/06)

Planaltina (DF) - 14h

São Sebastião (DF) - 8h

Sábado (29/06)

Brasília - 14h

São Paulo - a definir

João Pessoa - 15h30

Porto Alegre - 15h

Pelotas (RS) - a definir

Campinas (SP) - a definir

Domingo (30/06)

Brasília - 9h

Campinas (SP) - 9h30

Fortaleza - 9h

Goiânia - 9h