ASSINE
search button

São Paulo e Rio de Janeiro suspendem aumento das tarifas de ônibus

Alckmin, Haddad e Paes anunciaram revogação de aumento nesta quarta (19)

Compartilhar

Pressionados pelas recentes manifestações populares, que tomaram as ruas do centro da cidade, Rio de Janeiro e São Paulo anunciaram a redução das tarifas de ônibus, que voltam para R$ 2,75 e R$3,00, respectivamente. O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB) explicou que a redução vai implicar em cortes de gastos em outras áreas devido às restrições orçamentárias.

“Precisamos definir os cortes porque o custo dessa redução pode chegar a 500 milhões por ano. São escolhas sobre prioridade que vamos ter que definir. Tivemos um aumento de custo durante 18 meses e esses custos não serão repassados", disse Paes.

>> Justiça concede liberdade provisória aos estudantes presos durante manifestação

>> Sem aparecer, Cabral divulga nota: revogação de reajustes vale a partir de sexta

Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad  anunciou a redução das passagens, junto com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O reajuste que deveria ser feito em janeiro, explicou Haddad, foi prorrogado para junho e já tinha incorporado à desoneração do PIS/Cofins. No entanto, disse o prefeito, a necessidade do aumento deu a impressão para a população de que essa desoneração não havia sido feita.

“Nos últimos dias evoluímos o diálogo com a população de SP, ouvimos vários segmentos e tomamos essa decisão. Vamos ter consequências com relação a esse gesto e teremos que fazer cortes”, disse Haddad.

Alckmin ressaltou na entrevista coletiva que haverá cortes de investimentos, mas disse que os transportes são prioridades do governo.