ASSINE
search button

Manifestantes relatam 'dia histórico' de protestos pelo país

Compartilhar

As manifestações que tomaram o país na última segunda-feira contra o aumento nas tarifas de transporte público levaram milhares de pessoas às ruas e foram motivo de orgulho para inúmeros internautas, que relataram pelas redes sociais como foi participar de um dia que muitos definem como "histórico".

"Durante a manifestação - percorremos o trecho entre a estação Faria Lima e a ponte Estaiada - não presenciei nenhum ato de vandalismo. A única violência vinha das palavras de indignação dos manifestantes. Mais que uma manifestação, foi um desabafo", conta um dos manifestantes.

"Vários ônibus no meio do caminho, parados, vazios, como se estivessem pedindo para ser depredados. Mas não, passaram incólumes, com cartazes e flores colados ao redor (...) O sentimento e a energia que foram depositadas nestes atos devem estar conosco todos os dias. Isso é política, isso é cidadania. E aquele papo dos R$ 0,20? Vamos provar que serão os vinte centavos mais caros que o País pagará!", escreveu @bl_teixeira.

A internauta Maria Inês Aranha, que também participou do protesto em São Paulo, destacou a civilidade dos manifestantes. "Percorri a pé o trajeto do trabalho até a minha casa (cerca de 5,5 km de acordo com o Google)", relata.

"Vi ruas vazias, bloqueios de interdição e pontos com grupos maiores de manifestantes. Desses pontos vale destacar a rua Teodoro Sampaio, o vão livre do MASP e a avenida Brigadeiro Luís Antônio, que ficou completamente tomada pela população no sentido Jardins. Ouvi gritos de guerra, coros entoados por completos desconhecidos e, principalmente, muita civilidade durante todo o protesto! Os policiais eram figurantes. Viram tudo de camarote, aparentemente atônitos", descreveu. 

A mineira @lanaperazoli relatou, na noite de segunda-feira, a emoção de ter participado do protesto em Belo Horizonte, e as cenas de violência que presenciou durante a manifestação. "Achei a coisa mais linda ver todo mundo junto, unidos por uma causa nobre.. os de moicano, os tatuados, mãe e filho, terno e gravata, criança, velhinhos, homem, mulher...Estava muito perfeito até começarem as bombas e os tiros, cena de guerra em questão de segundos! Ainda estou em estado de choque, porém muito orgulhosa!".