ASSINE
search button

Valério pede publicação de novo acórdão do mensalão

Recurso foi apresentado nesta quarta-feira ao STF

Compartilhar

A defesa do publicitário Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão por ter sido um dos principais operadores do esquema que ficou conhecido como mensalão, apresentou nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso contra a decisão da Corte. No documento, o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, pede que o Supremo anule o acórdão do mensalão, publicado no último dia 23, e redija um novo documento. O advogado questiona a retirada de 1,3 mil falas dos ministros Luiz Fux e Celso de Mello, que não constam na versão final do documento.

Para Leonardo, a omissão das falas justifica a publicação de outro acórdão. "Omissões que tornam o acórdão embargado padecedor de obscuridade a exigir sua declaração e nova publicação", alegou o advogado no recurso apresentado nesta quarta-feira ao STF. Leonardo também questiona penas aplicadas pela corte ao seu cliente.

No total, a defesa de Valério apresentou 11 embargos de declaração - questionamentos feitos a partes do julgamento. Ele foi o quarto réu do mensalão a apresentar recurso. Os 37 acusados têm até esta quinta-feria para recorrer - mesmo os 12 absolvidos no processo podem apresentar embargos declaratórios.

Acusado por cinco crimes (corrupção ativa, formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas), Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão por ter sido um dos principais operadores do esquema que ficou conhecido como mensalão.