Ibope: Aécio tem mesmo potencial de voto de Serra à Presidência

Uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, informa que se todos os prováveis candidatos à Presidência da República em 2014 tivessem o mesmo grau de conhecimento pelo eleitor, a presidente Dilma Rousseff continuaria franca favorita, mas, no PSDB, o senador Aécio Neves (MG) alcançaria um potencial de voto equivalente ao do ex-governador José Serra. 

O mineiro tem 41% de preferência, contra 42% do paulista. O teto de Serra é mais baixo porque ele é conhecido por 86% do eleitorado e tem 50% de rejeição. Para Aécio, essas taxas são de 61% e 36%, respectivamente. 

A rejeição a Serra aumentou desde abril de 2010, quando ele disputou a eleição presidencial pela segunda vez. Na época, só 32% dos eleitores diziam que não votariam nele de jeito nenhum, conforme o Ibope. Quando se calcula o potencial de voto tirando quem não conhece os candidatos, os presidenciáveis ficam em uma mesma base comparável, como se fossem igualmente reconhecidos pelo eleitor, e nesse cenário Dilma chega a um potencial de 79%. 

Marina Silva (sem partido) fica em segundo lugar, com 50%. AO Ibope afirmou ainda que 41% dos eleitores que dizem que votariam em Dilma falam o mesmo sobre Marina, indicando que a ex-senadora tem o maior potencial de crescimento caso a presidente perca popularidade.