ASSINE
search button

Royalties: "Tenho certeza que o STF vai impedir esse 'assalto' ao Rio", diz Paes

Prefeito comentou a derrubada dos vetos de Dilma à redistribuição

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes reagiu com indignação à confirmação da derrubada no Congresso dos vetos da presidente Dilma Rousseff à redistribuição dos royalties de petróleo. Classificando a decisão como "tunga" e "assalto", Paes confirmou que agora o caminho será tentar reverter a situação no Supremo Tribunal Federal.

"É lamentável que isso tenha acontecido. Nessa atitude,  o Congresso mostra seu pensamento pequeno, mostra que pensa no Brasil como uma disputa de recursos. O Congresso se apequenou ontem", criticou.

O prefeito, contudo, confia que a situação possa ser revertida no STF. "Tenho certeza que o Supremo vai fazer Justiça e impedir esse assalto, essa tunga que estão fazendo com o Rio", disse, prosseguindo: "Ficar sem 150 milhões de reais não acaba com as finanças da cidade, mas existe um impacto no estado. Essa luta não é só do município, mas de todo o povo fluminense."

O prefeito destacou ainda a importância dos royalties para compensar os impactos da extração de petróleo. "A gente vive numa federação cujas receitas são partidas e é arrecada uma quantidade enorme de impostos. No Rio, a maioria desses impostos não fica aqui na cidade. É assim que tem que ser, mas quando se fala de royalties, se fala de compensação pelo o que a exploração do petróleo causa no estado. Este equilíbrio federativo foi rompido hoje."