ASSINE
search button

Ministro: "Composição do Conselho de Segurança da ONU é anacrônica"

Compartilhar

O ministro da Defesa, Celso Amorim, voltou a criticar a composição do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual fazem parte Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. O ministro destacou o fato de o Brasil ser o primeiro país de fora deste grupo exclusivo a produzir um submarino de propulsão nuclear. Desde o governo Lula, o Itamaraty tenta conseguir apoios para que o país consiga um lugar permanente no conselho:

"Isso só torna ainda mais evidente o anacronismo da atual composição do Conselho de Segurança. O Brasil está entrando para esse seleto grupo de países com submarinos a propulsão nuclear, a Índia também vai entrar em breve. A anomalia da atual composição fica ainda mais óbvia", criticou.

Entretanto, Celso Amorim afirma que o projeto do submarino de propulsão nuclear não tem como objetivo servir de propaganda para este fim: "O intuito não é esse. O programa foi feito com o objetivo fundamental de defender o país e fazer isso com o máximo de tecnologia nacional", explicou.