Comissão Nacional da Verdade faz reunião hoje em Brasília

O presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB e presidente indicado da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous irá participar hoje (25), às 10 horas, de uma reunião ampliada da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e instituições parceiras. A reunião será realizada no auditório do Centro de Convenções Israel Pinheiro, na SHIS QL 32, no Lago Sul, em Brasília.

Com a reunião ampliada, a CNV quer sensibilizar diferentes comissões e entidades comprometidas com a busca pela memória e verdade, bem como estruturar uma rede de forma consolidada para subsidiar suas pesquisas. O encontro visa articular um mecanismo de seguimento que permita a CNV alcançar todo o território nacional, possibilitando um trabalho harmônico para apurar e esclarecer as graves violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, com ênfase entre 1964 e 1985.

Nos primeiros nove meses de funcionamento, diferentes organizações foram parceiras da CNV na promoção, por exemplo, de audiências públicas ou reuniões de trabalho específicas. Segundo a Comissão, há uma diversidade de pautas analisadas por essas comissões, as quais necessitam uma articulação mais precisa e urgente tendo como um de seus eixos norteadores as pesquisas desenvolvidas pela Comissão através de seus grupos de trabalhos.

O levantamento de dados, as investigações e a coleta de depoimentos nas próprias audiências e em oitivas realizadas são fontes relevantes para a elaboração do Relatório Circunstanciado previsto na lei 12.528/11. A reunião poderá, assim, examinar como necessita ser feito, de forma sistematizada, o encaminhamento dessas informações à CNV. Na oportunidade, a CNV apresentará um formulário/questionário uniforme para todas as tomadas de depoimentos das vítimas das graves violações de direitos humanos, inclusive os depoimentos em audiências públicas.