Um apagão atingiu partes de pelo menos três estados da Região Sudeste do país — Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo — no fim da tarde deste sábado (15), deixando cerca de 2,2 milhões de pessoas sem energia. De acordo com a assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um problema registrado, às 17h43, no Sistema Interligado Nacional, que opera com alívio de cargas, o que gerou o desligamento de subestações administradas pelas concessionárias locais.
O problema começou a ser normalizado dois minutos depois mas, de acordo com a ONS, o tempo de reestabelecimento varia de acordo com cada subestação.
No Rio, a Light informou que, após autorização do ONS, está providenciando a normalização das cargas afetadas. Vinte e sete municípios foram afetados. Na área atendida pela Light, foram 700 mil clientes nos bairros de Campo Grande, Cascadura, Bonsucesso, Penha, Jacarepaguá, Benfica, Vila Isabel, Inhaúma, Lins de Vasconcelos, Santíssimo, e nos municípios de Duque de Caxias, Mesquita, Três Rios, Nova Iguaçu e Seropédica e Belford Roxo. Na área Ampla, outros 20 municípios ficaram sem energia, entre eles Niterói, São Gonçalo e Magé.
De acordo com a AES Eletropaulo, sua rede de distribuição também foi afetada por problema no sistema integrado nacional de energia. Aproximadamente 1,5 milhão de clientes foram atingidos. Vinte e seis subestações ficaram desligadas por cerca de 20 minutos na área de concessão, quando o ONS autorizou o religamento, segundo a concessionária. De acordo com a Eletropaulo, a última subestação foi religada às 20h20 deste sábado
Em Minas, a Cemig, confirmou a queda de energia em vários municípios. As cidades atingidas foram Montes Claros, Francisco Sá, Cristália, São Romão, Capitão Enéas, Salinas, Três Marias, Janaúba, Januária, Jaíba, São Francisco e outras cidades próximas.