ASSINE
search button

Furnas investiga causas de apagão que afetou vários estados

Compartilhar

Furnas divulgou nota sobre o apagão que atingiu vários estados ontem à noite e informou que está investigando as causas, com análise dos relatórios de proteção e testes em equipamentos.

A empresa ressaltou que as atividades de manutenção programada estão em dia.

Furnas informou que, às 20h55 de ontem, houve o desligamento de um transformador, de 1.650 de megavolt-ampère (MVA), da subestação de Foz do Iguaçu (PR) por atuação automática do sistema de proteção, devido a um curto-circuito ocorrido em um equipamento de baixa tensão (transformador auxiliar de aterramento).

Depois, ocorreu o desligamento automático em sequência de outros três transformadores da subestação a partir dos dispositivos de proteção, interrompendo o envio de cerca de 5.000 MW da usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo cálculos da companhia.

De acordo com Furnas, após o ocorrido, equipes da empresa trabalharam em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) para minimizar os impactos no SIN e recompor o sistema. Às 21h12, os equipamentos foram liberados por Furnas para operação.

A interrupção provocou a perda de 5.600 megawatts (MW) na usina hidrelétrica binacional de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai.