Confirmada primeira morte por gripe A em Porto Alegre este ano

Uma criança de 2 anos é a primeira vítima fatal da gripe A em Porto Alegre este ano. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

A criança não tinha sido vacinada contra a doença e, embora não apresentasse complicações por conta de outras enfermidades, vivia em situação de vulnerabilidade social e não resistiu ao tratamento.

Só este ano 563 pessoas foram hospitalizadas com suspeita de gripe A em todo o Rio Grande do Sul. Desse total, 67 casos foram confirmados, 10 pessoas morreram e 127 ainda estão em investigação.

No mesmo período do ano passado, o Estado já havia registrado 42 casos confirmados e sete mortes pela doença. Segundo a secretaria de Saúde, não existe uma faixa etária mais vulnerável, já que estão sendo verificados casos em pacientes entre sete meses e 66 anos de idade. A maior parte foi registrada na região das Missões, no noroeste.

A secretaria estadual de Saúde afirma que a situação é bem diferente da registrada em 2009, quando o mundo inteiro enfrentou uma pandemia do novo vírus. Apesar disso, solicitou ao ministério da Saúde o envio de mais 500 mil doses da vacina contra a gripe, que serão distribuídas nas próximas semanas em Porto Alegre e na região de Cruz Alta, Santo Ângelo e Ijuí.