ASSINE
search button

Governo federal nega interferência no processo de venda da Delta

Compartilhar

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República negou que o governo federal tenha tentado interferir no processo de compra da Delta pela J&F, grupo que controla o frigorífico JBS. A informação foi divulgada através de nota nesta sexta-feira (10). 

"Em relação às negociações sobre a mudança do controle da Delta Construção, o governo federal reitera que não interfere em operações privadas", informa a nota.

Em contraponto à informação divulgada nesta sexta, o empresário José Batista Júnior, um dos controladores do frigorífico JBS, disse que o "governo foi consultado e deu aval à decisão de sua família de comprar a construtora Delta para impedir a paralisia de suas obras". A entrevista foi publicada em reportagem do jornal "Folha de S.Paulo".

J&S nega 

Por meio de sua assessoria de imprensa, a holding J&S negou que José Batista Júnior tenha participado das negociações para a compra da Delta. José Batista é um dos acionistas, mas não participaria, segundo a empresa, das decisões do conglomerado. A transação estaria sendo negociada exclusivamente pelo controlador da J&S, Joesley Batista, irmão de Júnior. 

Em comunicado divulgado nesta sexta, a J&F afirmou que as negociações para a aquisição da Delta "são privadas e de caráter empresarial" e classificou de "descabida qualquer insinuação de interferência do governo federal no negócio".

"A participação do BNDESPar na JBS não o torna acionista direta ou indiretamente de nenhuma empresa da holding, nem dá o direito de qualquer interferência política na J&F", afirmou a holding.

"Toda a negociação foi e está sendo conduzida diretamente entre Joesley Batista, presidente da holding J&F, e os acionistas da Delta. A J&F vê com naturalidade os questionamentos relacionados à venda da Delta, e se coloca à disposição dos órgãos competentes para quaisquer esclarecimentos", acrescentou.

Leia a nota do Planalto na íntegra:

" Nota à imprensa

Em relação às negociações sobre a mudança do controle da Delta Construção, o governo federal reitera que não interfere em operações privadas.

São falsas, portanto, as ilações de que a referida operação teve aval deste governo.

O governo alerta que está em curso na Controladoria Geral da União processo de decretação de inidoneidade da Delta Construção. Caso a CGU conclua pela condenação, a empresa estará impedida de ser contratada pela administração pública, nos termos da Lei 8.666 de 1993, com consequências econômicas presentes e futuras.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República."