A cidade de Urupema, na serra de Santa Catarina, registrou temperatura negativa na madrugada desta terça-feira, quando os termômetros chegaram a -0,1°C. Os dados são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) do Estado.
A grande massa de ar polar que cobre a região Sul do Brasil derrubou ainda mais a temperatura no amanhecer de hoje, principalmente na serra catarinense. Em São Joaquim, fez 3,6°C; em Ubirici, 4,6°C; e em Bom Jesus da Serra, 4,9°C. Já na capital, Florianópolis, foram registrados 17,8°C.
No Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 1,6°C em Bagé; 4,2°C em Rio Grande e no Chuí; 4,4°C em Jaguarão; 4,5°C em Santana do Livramento; 4,7°C em Canguçu; e 4,8°C em Vacaria. Na capital, Porto Alegre, a temperatura chegou a 11°C.
No Paraná, o frio chegou a 7,3°C em General Carneiro, no sudeste do Estado, e 9,3°C em Castro, na região de Ponta Grossa. Em Curitiba, a temperatura chegou a 13,4°C.
Conforme a agência meteorológica Climatempo, a massa de ar polar deixa o dia com sol e tempo firme na região. Assim, a sensação de frio diminui ao longo do dia. Há possibilidade de chuva fraca apenas no litoral catarinense, no Vale do Itajaí, no litoral do Paraná e na Grande Curitiba. A próxima madrugada ainda será fria no Sul, principalmente no centro-sul gaúcho e nas áreas de serra.