Viaturas de polícia comunitária do RS terão telefone celular

As viaturas de polícia comunitária do Rio Grande do Sul serão equipadas com celular para que os moradores dos bairros atendidos possam fazer contato mais rapidamente, anunciou neste sábado o secretário de segurança pública do Estado, Airton Michels. O número do telefone será amplamente divulgado nas regiões de atuação do projeto, que atualmente está em atividade nas cidades de Passo Fundo, Vacaria e Canoas, e em implantação em Bento Gonçalves.

A decisão foi divulgada por Michels durante uma reunião com lideranças comunitárias em Caxias do Sul, na serra gaúcha, após o secretário ser informado que alguns bairros vinham organizando rifas para comprar um celular para a viatura. "Agora, o Estado vai assumir essa responsabilidade". Para Michels, essa medida acelera o atendimento, fortalecendo a ligação entre os policiais e a comunidade.

A polícia comunitária funciona por meio de parceria entre o Estado e municípios. Os policiais moram nos bairros onde atuam, e a prefeitura responsabiliza-se pelo pagamento do aluguel.