ASSINE
search button

Pepe Vargas assume desenvolvimento agrário com promessas

Compartilhar

Brasília - O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) assumiu com promessas nesta quarta-feira o Ministério do Desenvolvimento Agrário, deixado pelo colega Afonso Florence (PT-BA). "Vou dedicar todas as minhas energias para cumprir a missão determinada ao ministério de Desenvolvimento Agrário, ou seja, fortalecer a reforma agrária e buscar superar a pobreza extrema do meio rural", afirmou ele.

O novo ministro destacou que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são provenientes da agricultura familiar - alvo de políticas da sua pasta. "É por isso que queremos fixar no imaginário brasileiro que o Ministério do Desenvolvimento Agrário é o ministério do desenvolvimento econômico", disse. "Sonhamos com um Brasil rural plenamente desenvolvido constituído por enorme classe média rural."

Médico de formação, Pepe Vargas foi prefeito de Caxias do Sul, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, por duas vezes. Ele começou a carreira política em 1989 como vereador e atuou como deputado estadual entre 1995 e 1996, quando deixou a Assembleia Legislativa para assumir a prefeitura da cidade gaúcha.

Saída de Florence

Sob fortes aplausos, Afonso Florence parabenizou o companheiro e citou resultados de sua gestão. "Esse é um momento muito especial para mim, porque é uma oportunidade de encerrando esse um ano dois meses e 14 dias de trabalho, celebrar a posse desse companheiro, o deputado Pepe Vargas", disse.

"Dos 28 milhões de homens e mulheres que saíram da faixa da pobreza e da pobreza extrema, 4,8 milhões vieram da zona rural", citou Florence. Ele destacou os investimentos na área de reforma agrária durante sua gestão à frente da pasta. O orçamento total gasto pela pasta no ano passado foi de R$ 773 milhões - superior ao esperado, de R$ 530 milhões. A diferença foi solicitada pela presidente Dilma Rousseff.

Desde o ano passado, já era esperada a saída de Florence na chamada reforma ministerial. Segundo fontes, a presidente estaria insatisfeita com sua atuação no cargo. No último fim de semana, por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência desmentiu os rumores e disse que Dilma apreciava seu trabalho no ministério, que ela considerou "uma importante colaboração".

Florence retorna ao seu mandato como deputado federal. Baiano, o ministro dá espaço a mais um político gaúcho na Esplanada dos Ministérios, que já é chamado em Brasília de "Gauchério" com agora sete ministros gaúchos (nascidos no Rio Grande do Sul ou vinculados à política daquele Estado).