ASSINE
search button

Brasileiros repudiam declarações de Jérôme Valcke sobre a Copa 2014

Compartilhar

Diversas autoridades e personalidades ligadas ao esporte e à organização da Copa do Mundo 2014 manifestaram-se nesta segunda-feira contra a recente declaração do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que afirmou que os organizadores brasileiros precisam de um "pontapé na bunda" para agilizar as obras do Mundial.

O presidente da Comissão Especial da Lei Geral das Copas, Renan Filho, disse ser "insultuosa, descuidada e inapropriada" a expressão usada pelo dirigente da Fifa. O ex-jogador e deputado federal Romário, por sua vez usou  sua conta no Twitter para qualificar como "mal colocada e no mínimo mal educada" a declaração. Ele, entretanto, ressalta que Valcke "tem 100% de razão quando fala que o Brasil está atrasado".

O ex-jogador Carlos Alberto Torres também comentou o episódio. Em conversa com o JB, o capitão da seleção que conquistou o tri-campeonato mundial, em 1970, considerou infeliz a maneira como Valcke se expressou, mas acredita que a população deve abrir os olhos para a grandeza que é a realização da Copa.

“Eu, como pessoa do meio, vejo que o cara extrapolou ao falar o que falou, mas entendo a posição da Fifa. São mil coisas envolvidas, muito dinheiro, é um grande negócio. Claro que ele vai se preocupar vendo que as coisas não estão caminhando como esperado", diz.

“As pessoas não caíram na real com a magnitude do evento. A Copa é o maior evento do mundo. Todos os países-sede movimentam-se de acordo com os prazos, sem deixar para a ultima hora. Não podemos resolver esse caso com o jeitinho brasileiro", avalia Torres.

Já para o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, é exatamente com o jeito brasileiro que o torneio será organizado no país. Garcia chamou Valcke de "vagabundo" e disse que o Brasil fará a Copa em seu ritmo, que não é “europeu nem germânico”.

Pouco depois das declarações de Valcke, o governo brasileiro decidiu não dialogar mais com o secretário-geral. Ainda assim, o então interlocutor da Fifa confirmou sua visita ao país, marcada para o próximo dia 12.