Com chuva, vestibulandos começam 2ª fase da Unicamp 

A chuva que caía sem parar horas antes da primeira prova da 2ª fase do vestibular da Unicamp, realizada na tarde deste domingo no campus da Unip na avenida Vergueiro, em São Paulo, tornou um lugar debaixo da marquise tão disputado quanto uma vaga na universidade. O mau tempo só deu trégua no momento em que os portões foram fechados, pouco depois das 13h. Nenhum candidato chegou atrasado neste local de prova.

Pela proximidade com o Metrô, os candidatos afirmaram não ter tido dificuldade em chegar. Postulante a uma vaga de engenharia química, Daniela Romão, 21 anos, contou com uma carona do pai desde Vila Leopoldina até o Metrô Vila Madalena, ponto do qual veio com tranquilidade até a Unip. Segundo ela, as questões de literatura brasileira não assustam. "Fiz as leituras, estou tranquila e preparada", disse.

Também contou com uma carona até o Metrô o candidato a engenharia de manufatura Guilherme Mendes, 19 anos, do bairro da Lapa. Ele considera a prova da Unicamp uma das mais bem elaboradas e teme as questões de matemática, mas estava confiante. "Tem que ter um bom nível de preparo se seguir o mesmo padrão do ano passado", afirmou. O amigo João Guilherme Peres, 19 anos, candidato a engenharia química, estava apreensivo com as questões de matemática. "Mesmo sendo de Exatas, reconheço a dificuldade", disse.

De mais longe veio Marina Imamura, que venceu a distância de Itapecerica da Serra, na região metropolitana, com ônibus e Metrô. Ela acredita que o tempo de 4 horas para a solução das questões representa o maior desafio. "Não mando muito bem em exatas, com a pressão do tempo acredito que a difculdade aumenta", disse. Os primeiros candidatos são autorizados a sair às 15h30.

Também da região metropolitana mas com carona do pai até a porta da faculdade, Natalia Müller, 17 anos, disputa uma vaga para engenharia química. Ela vê nas questões de literatura o maior desafio. "Assisti às palestras, li os resumos, mas não sei como vai ser", disse. As provas do vestibular da Unicamp são aplicadas em 20 cidades do País neste domingo, segunda e terça. Os aprovados para a 2ª fase somam 16.665 de um total de 61.509 inscritos.