ASSINE
search button

Protógenes diz ter conseguido assinaturas para instalação de CPI da Privataria

Compartilhar

O deputado federal Protógenes Queiroz afirma que já coletou 173 assinaturas e ultrapassou o número regimental (171) para instalar, na Câmara, a "CPI da Privataria", que pretende se fundamentar nas denúncias feitas pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. no livro "A privataria tucana" (Geração Editorial).

"O foco será as privatizações na década de 90, baseado no livro de Amaury, que é um documento, não é uma história romanceada. É uma obra muito importante, que faz acusações graves, com fatos e documentos. Não é um foco de revisão daquele momento político em que foram vendidas as nossas riquezas, sem se saber o destino de todo o dinheiro, que está sob suspeita de ter ido para paraísos fiscais".

Protógenes informou que, em conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), na terça-feira (13), obteve a garantia de que a "CPI da Privataria" seria instalada, caso conseguisse o quórum de 171 assinaturas.

Em "A privataria tucana", Amaury Ribeiro Jr. relata casos de desvios de recursos e pagamentos de propinas durante o processo de privatizações no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo o autor, houve um esquema de lavagem de dinheiro com conexões em paraísos fiscais, unindo membros do PSDB, como o ex-ministro da Saúde e ex-governador paulista José Serra, ao banqueiro Daniel Dantas.