ASSINE
search button

Médicos recomendaram que Lula evitasse usar a voz

Compartilhar

Logo após a descoberta do câncer na laringe, o ex-presidente Lula recebeu a recomendação da equipe médica que deveria evitar usar a voz, segundo informações da sua assessoria de imprensa. A primeira sessão de quimioterapia está marcada para começar nesta segunda-feira.

Lula não é o primeiro caso de câncer em sua família. Em junho deste ano, o ex-presidente perdeu a irmã mais velha Marinete da Silva, 72 anos, em consequência de um câncer de pulmão.

>> Lula repousa em casa depois do diagnóstico de câncer

>> Lula deixa hospital em São Paulo e segue para São Bernardo

>> Dilma fala em 'exemplo de Lula' e diz torcer por recuperação

>> Câncer de Lula não é agressivo, mas quimioterapia será "pesada"

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.