ASSINE
search button

Líderes da chacina do Urso Branco são condenados a 432 anos de prisão

Compartilhar

Portal Terra

PORTO VELHO - O Tribunal de Justiça de Rondônia condenou a dupla Macson Cleiton Almeida Queiroz (Quinho) e Márcio Viana da Silva (Pilha), por liderar a chacina no presídio Urso Branco de Porto Velho, em 2002. A pena, definida na noite de quarta-feira, foi fixada em 432 anos de prisão (16 anos para cada morte ocorrida no presídio) para cada um. Durante o processo, 3 dos 14 réus julgados foram absolvidos.

De acordo com a assessoria de imprensa do TJ-RO, a sentença foi lida pelo juiz Aldemir de Oliveira na presença de familiares, estudantes de direito e diversos policiais militares e agentes penitenciários. Os réus já cumprem pena na Penitenciária federal de Porto Velho por outros crimes. Os antecedentes criminais foram levados em conta pelo magistrado na hora de definir a pena, assim como o emprego de meio cruel.

A chacina de Urso Branco, iniciada após o fracasso de uma tentativa de fuga, é considerada o maior assassinato coletivo de presos do país depois do Massacre do Carandiru, em 1992. As 27 mortes no presídio ganharam repercussão internacional pela brutalidade, que envolveu até decapitação, choque elétrico e enforcamento.