Genoino: com pesquisas, PT deve reforçar palanques estaduais

Portal Terra

BRASÍLIA - O deputado federal José Genoino (PT-SP) avalia que o desempenho da pré-candidata petista à presidência, Dilma Rousseff, nas pesquisas Vox Populi e Sensus, com pequena vantagem sobre Serra, aponta para a prioridade da formação dos palanques regionais. Os números podem fortalecer as negociações do partido.

"Esse crescimento é positivo, mas temos que continuar com os pés no chão e muita humildade, fazendo as alianças estaduais", diz Genoino, que admite: "Vai ser uma eleição muito disputada". O congressista petista defende a continuidade da estratégia de associar a pré-campanha de Dilma ao "projeto do governo Lula".

"Estamos dizendo a verdade, não estamos fazendo marketing. Ela foi a principal ministra do governo Lula. Dilma tem autoridade e legitimidade", prossegue. Genoino minimiza os problemas das alianças do PT no Pará, Alagoas, Minas e Paraná, mas enfatiza o enfoque para firmar o crescimento das intenções de voto. "As alianças estaduais são necessárias para consolidar a candidatura. Eu vou me empenhar pela formação dos palanques".

De acordo com a sondagem da CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira, a ex-ministra da Casa Civil marca 35,7%, contra 33,2% de José Serra (PSDB) - o que pode configurar empate técnico, já que a margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos. Na espontânea (sem apresentação de lista de possíveis candidatos), Dilma tem 19,8%; Serra, 14,4%.