Chuva não dá trégua no feriadão em SP; há risco de temporais

Portal Terra

SÃO PAULO - A chuva que superou a média histórica de janeiro e deixou 59 mortos em todo o mês prossegue no fim de semana e na segunda-feira - dia em que a capital paulista comemora seu aniversário - segundo a Climatempo. Neste sábado, a previsão é de tempo fechado em todo o dia e a chuva pode ser forte em alguns momentos. Há risco de temporais no domingo e na segunda-feira, quando o sol aparece durante o dia e podem ocorrer fortes pancadas no final da tarde.

Até agora, de acordo com a Climatempo, o volume de chuva médio em São Paulo em janeiro chegou a 317.1 mm. A média mensal é de 258 mm neste mês. Segundo a agência meteorológica, o volume de chuva acumulado de janeiro na Estação Meteorológica da USP, localizada na zona sul de São Paulo, chegou a 452,2 mm. Este valor supera o recorde histórico de acúmulo de chuva na capital paulista, desde que os valores começaram a ser registrados, em 1936. O recorde anterior era o de fevereiro de 1995, com 430,5 mm.

Veja a previsão de tempo para os três dias do feriadão:

Sábado

A nebulosidade fecha o tempo em todo o Estado de S.Paulo neste sábado, devido a uma nova frente fria. Pode chover a qualquer hora do dia em todas as regiões do Estado, com risco de chuva volumosa. O risco de temporais, com pancadas de grande densidade em pouco tempo, é menor. A previsão se estende para o sul do Rio de Janeiro, para o sul de Minas e o Triângulo Mineiro. A temperatura máxima prevista na capital paulista é 25°C.

Domingo

No domingo o sol pode reaparecer, especialmente no turno da manhã. A nebulosidade, entretanto, deve se intensificar durante o dia. A temperatura máxima prevista é de 27°C. O calor pode provocar temporais no final da tarde, repetindo um cenário que ocorreu em boa parte do mês de janeiro.

Segunda

Há mais chances de o sol aparecer com força na segunda-feira, nos turnos da manhã e da tarde. A temperatura máxima prevista é de 29°C. A intensidade do calor, associada à umidade do ar, pode provocar novos temporais entre a tarde e o início da noite.