Volume de chuvas na zona sul de SP é o maior em 70 anos

Portal Terra

SÃO PAULO - A zona sul da capital de São Paulo registra o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 70 anos. De acordo com a Climatempo, o total de chuva acumulado na região desde o dia 1° até o começo desta manhã era de 452,2 mm. Somente entre os dias 20 e 21 de janeiro, a estação meteorológica da USP, localizada perto do zoológico, registrou um acumulado de chuva de 80.4 mm.

Com a chegada de uma frente fria a São Paulo, a chuva deve persistir nos próximos dias. Segundo a Climatempo, o ar muito quente que já era observado por todo o Estado colaborou para o crescimento das áreas de chuva. Ainda podem ocorrer chuvas moderadas no decorrer desta tarde e à noite na região da Grande São Paulo.

As nuvens carregadas que crescem sobre o interior paulista tendem a avançar para a Grande São Paulo trazendo mais chuva para sexta-feira. Não há expectativa de um novo temporal para sexta-feira, mas a chuva deve voltar volumosa durante o sábado.

Na região norte do Estado, radares meteorológicos detectavam chuvas moderadas a fortes no norte do Estado, na região entre Cravinhos, Ribeirão Preto, Batatais, Franca, Igarapava e Barretos. Chuvas fracas a moderadas avançavam devagar da região de Sorocaba para a Grande São Paulo.

Conforme a Climatempo, as chuvas devem persistir também no litoral. A previsão é de que até a segunda-feira o tempo permaneça instável nas praias e na Grande São Paulo.