Chuva e granizo destelham mais de mil casas em SC

Fabrício Escandiuzzi, Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - A chuva forte que atingiu Santa Catarina na noite desta quarta-feira causou danos em diversos municípios, destelhou milhares de residências e deixou pelo menos 30 municípios às escuras. Apenas na cidade de Curitibanos, localizada a cerca de 260 km de Flórianopolis, 1,2 mil casas foram danificadas pelas queda de granizo.

A Defesa Civil do município informou que cinco bairros foram afetados com maior intensidade e que ginásios de esportes estão sendo utilizados como abrigos. Ainda não existe um número oficial sobre a quantidade de pessoas desabrigadas e o prefeito local, Walderley Agostini, deve percorrer os bairros atingidos na manhã desta quinta-feira.

A tempestade durou cerca de 15 minutos chegou inclusive a destruir uma escola. A prefeitura suspendeu as aulas de cinco escolas municipais por tempo indeterminado. Além de Curitibanos, vários municípios do oeste catarinense acabaram atingidos, como Campos Novos, que teve 30 casas destelhadas.

O temporal deixou cerca de 30 cidades às escuras por volta das 20h, depois que uma linha de transmissão das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) foi danificada.

De acordo com o diretor técnico da estatal, Eduardo Sitônio, o blecaute atingiu principalmente as regiões de Vidal Ramos, Herval d'Oeste e Xanxerê. Ele destacou que o ponto onde ocorreu o problema foi "isolado" e a energia restabelecida gradativamente às cidades afetadas.

- Ainda não temos um número oficial de unidades consumidoras que foram atingidas pois as equipes trabalham para reparar os danos - disse. - O trabalho estava sendo realizado em condições adversas, à noite e com muita chuva - afirmou.