Anac: Caos aéreo acabou, mas alta temporada deve ter filas e atrasos

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - A diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, afirmou neste sábado que o caos aéreo está totalmente superado . Apesar disso, ela disse à Agência Brasil que os passageiros podem esperar a volta das filas nos aeroportos e dos atrasos nos voos, durante os chamados períodos de alta temporada.

Em visita à Feira Nacional da Aviação Civil, aberta hoje ao público no Rio de Janeiro, Solange disse que são esperados problemas como filas e atrasos em dezembro deste ano, já que a procura costuma aumentar bastante neste período.

Dezembro é um mês muito delicado, principalmente na última quinzena, período das festas de fim de ano, quando os aviões, que operam com 70% de ocupação, passam a operar com 100%. E as companhias não têm, dado a nossa estrutura trabalhista, muita flexibilidade para dobrar o contingente de funcionários neste período. Então, é natural que aumentem as filas e que os aviões tenham algum atraso. Mas eu não chamaria isso de caos, mas sim de um trânsito complicado, um período de rush para a aviação , disse ela.

A Feira Nacional de Aviação Civil está sendo realizada neste final de semana, no III Comando Aéreo Regional, no Centro do Rio de Janeiro. Entre as atrações, está a visitação ao interior de aviões.