ASSINE
search button

Queda de avião na BA é o 21° acidente aéreo no País em 2009

Compartilhar

Portal Terra

RIO DE JANEIRO - A queda do avião bimotor King Air B35 na região de Porto Seguro, na Bahia, na noite desta sexta-feira, é o 21º acidente aéreo registrado desde o início do ano no Brasil pelo Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Segundo o órgão da aeronáutica, 16 envolveram aeronaves e outros quatro helicópteros.

Dos 21 acidentes, quatro tiveram vítimas fatais. Sem contabilizar os óbitos dessas duas últimas quedas na Bahia - a do avião em Porto Seguro e de um helicóptero em Vitória da Conquista -, o número de óbitos chega a 28. Caso a informação do Corpo de Bombeiros de que o bimotor King Air B35 transportava 15 pessoas, o estatística de mortos em acidentes aéreos no Brasil em 2009 pode alcançar 43.

Os acidentes mais graves de 2009

Queda de avião mata 20 no AM

No dia 7 de fevereiro, um avião com 24 pessoas a bordo caiu nas águas do rio Manacapuru, afluente do rio Solimões. O acidente, mais grave registrado desde o início do ano no Brasil, ocorreu nas proximidades do município de Manacapuru (AM), a 80 km de Manaus. Segundo a Aeronáutica, 20 pessoas morreram e outras quatro acabaram resgatadas. A aeronave havia partido da cidade de Coari, distante 363 km de Manaus. A maior parte dos mortos se dirigia a uma festa e era da mesma família. A investigação sobre as causas do acidente ainda não foram concluídas.

Três morrem em acidente com monomotor em MT

Três pessoas morreram na queda de um monomotor no dia 3 de maio na região de Cáceres, a 200 km de Cuiabá, em Mato Grosso. A Polícia Federal encontrou a aeronave e os corpos somente uma semana depois do acidente. O avião teria vindo da Bolívia, e a PF supeita que o monomotor seria utilizado para tráfico de drogas.

Avião explode e mata dois em SC

No dia 22 de abril, um avião monomotor caiu no município de Lontras (SC). A aeronave levava dois pilotos e se chocou contra o chão, explodindo logo em seguida. Os tripulantes saíram do Rio de Janeiro (RJ) e pousariam no aeroporto de Lontras, que fica no Vale do Itajaí. Eles tentaram aterrissar duas vezes. Na segunda tentativa, perderam o controle da aeronave, que caiu a cerca de cem metros do fim da pista, no gramado de uma propriedade particular.

Queda de avião mata quatro em MG

Quatro pessoas - entre elas pai, mulher e filha - morreram na queda de um monomotor em Minas Gerais no dia 4 de janeiro. O piloto e a família do empresário partiram de Minas Gerais com destino ao Rio de Janeiro. No entanto, o aeroporto desapareceu antes de chegar ao aeroporto de Jacarepaguá. Apesar de as causas do acidente ainda não terem sido esclarecidas, a Aeronáutica trabalha com a possibilidade de falhas por parte dos operadores do aeroporto.

Helicóptero cai e mata 2 dois na BA

No início da noite da última sexta-feira, 22 de maio, um helicóptero particular caiu em Vitória da Conquista, região sul da Bahia. Duas pessoas morreram com a explosão da aeronave, no momento em que ela se chocou contra o solo. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, o helicóptero caiu no distrito de Simão, a cerca de 6 km do centro urbano. Não houve danos na região.