ASSINE
search button

Roche diz que estoque de Tamifu está com o Ministério da Saúde

Compartilhar

Luisa Girão, JB Online

RIO - O grupo suiço Roche, responsável pelo medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir), o único disponível no Brasil recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar o vírus Influenza, causador da gripe suína, afirma que todo o estoque atual do medicamento está comprometido com o Ministério da Saúde. O tratamento será utilizado no caso de confirmação da doença no país.

A Roche esclarece que doou estoques regionais e de resposta rápida de Tamiflu para uso da OMS e dos governos dos países afetados. Metade deste material fica estocado nos EUA e a outra metade na Suíça.

- Os estoques regionais consistem em dois milhões de kits de tratamento de Tamiflu e são mantidos pela OMS em várias localidades ao redor do mundo. Também mantemos três milhões de doses de tratamento de Tamiflu para o uso da OMS na contenção de um surto de pandemia afirma a Roche, em nota divulgada pela assessoria de imprensa.

A empresa ainda diz que as farmácias deveriam ter um estoque para o remédio e que ele só deveria ser vendido com receita médica - , mas o Tamiflu está esgotado na maioria dos estabelecimentos.

Ainda não houve um aumento na produção do Tamiflu. Este medicamento demora sete meses para ser produzido. No entanto, o Ministério da Saúde informou que tem estoque do medicamento suficiente para tratar nove milhões de pacientes

A Roche ressalta que os estoques de Tamiflu estão na posse do Ministério desde antes do surto da gripe suína e que eles vem trabalhando em conjunto com a OMS desde o começo de 2006, nas estratégias de utilização deste material quando for necessário.