Chuva desabriga 1,3 mil e faz 43 açudes transbordarem na PB

Portal Terra

BRASÍLIA - As chuvas que atingem o Estado da Paraíba já atingiram 5.500 pessoas e deixaram 1.300 famílias desabrigadas, de acordo com informações da Defesa Civil Estadual. Um levantamento da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) indicou que 43 dos 123 açudes monitorados estão transbordando e o estado já possui 5,5 bilhões de m³ d'água armazenados nos reservatórios.

De acordo com o gerente operacional da Defesa Civil, Antônio Cavalcante de Brito, foi homologada situação de emergência nos municípios de Catingueira, Patos, Sousa e Poço Dantas. - Está sendo preparada a documentação para homologação dos municípios de Santarém, Triunfo, São João do Rio do Peixe e Poço José de Moura - disse.

A Defesa Civil também já relacionou 174 casas destruídas e 592 danificadas, sendo afetadas mais de 6.800 pessoas. Até agora, 44 prédios públicos foram ocupados pelas famílias desalojadas nos municípios afetados.

Entre os estragos causados pelos temporais, a Paraíba tem problemas em oito açudes, 18 passagens molhadas, sendo que cinco foram totalmente destruídas. Apenas uma ponte está danificada.

De acordo com o relatório parcial da Defesa Civil estadual, a cidade de Patos foi a mais afetada com 2.645 pessoas atingidas, sendo que 218 estão desabrigadas e alojadas em abrigos.