PF deflagra Operação Marconi I contra rádios piratas

JB Online

SÃO PAULO - A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Marconi I com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão na Grande São Paulo e encerrar as atividades de diversas rádios que operam sem a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Um total de 70 Policiais Federais e 16 agentes de fiscalização da Anatel participam da operação, que, além do fechamento das rádios irregulares, também objetiva conscientizar a população de que o funcionamento irregular das chamadas rádios comunitárias , que prejudicam a recepção do sinal de rádios e TVs autorizadas, podem também causar interferência em aeronaves e trens.

Em 2008 já foram fechadas 180 rádios clandestinas, dentre as quais, 20 causavam interferências na navegação aérea, ocasionando até a suspensão das operações nos principais aeroportos paulistanos, colocando em risco a vida dos passageiros.

Os transmissores apreendidos serão submetidos a perícia para aferir a respectiva potência, enquanto os demais equipamentos ficarão, desde já, à disposição do Poder Judiciário.