Portal Terra
PORTO ALEGRE - A Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue em alerta devido às chuvas fortes que atingem o Norte e Noroeste do Estado. Cerca de 3,3 mil pessoas estão desabrigadas e 10 mil desalojadas.
De acordo com as autoridades, o órgão já distribuiu 1.250 colchões, 1.150 cestas básicas, 640 kits-limpeza e 840 cobertores às comunidades afetadas. Os municípios de Santa Rosa, Muçum, Santa Teresa, Bom Retiro do Sul, Cerro Largo, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Colinas, Arroio do Meio e Venâncio Aires decretaram situação de emergência.
O coordenador regional da Defesa Civil de Porto Alegre, capitão Luis Fernando Santos Carlos, sobrevoou as localidades atingidas na terça-feira e informou que os rios Jacuí e Sinos ainda apresentam elevação.
Conforme a Defesa Civil, as condições meteorológicas estão favoáveis à ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade, trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas, entre 0h e 23h desta quarta-feira, nas regiões Oeste e Norte do Rio Grande do Sul.