JUSTIÇA

TSE dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre invasões e postagem contra resultado eleitoral

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 23/01/2023 às 05:23

Alterado em 23/01/2023 às 05:24

Bolsonaro Marcelo Chello/AP Photo

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves deu um prazo de cinco dias para o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestar sobre uma postagem contra o resultado das eleições e com relação aos atos de 8 de janeiro em Brasília, que culminaram em invasões e a depredação da sede dos Três Poderes.

O despacho de Benedito Gonçalves atende a um pedido da campanha de Lula à Presidência da República, que sugere incluir a nova publicação de Bolsonaro e os atos de vandalismo em uma ação contra o ex-presidente e seus aliados na disseminação sistemática de ataques ao sistema eleitoral.

Bolsonaro é investigado no processo por suposta prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

No total, tramitam 16 ações no TSE que podem tornar Bolsonaro inelegível pelos próximos oito anos. Todas elas estão sob a relatoria de Gonçalves, que é próximo do presidente do tribunal, Alexandre de Moraes.

Aliados do ex-presidente já começaram a especular os votos dos ministros do TSE. Atualmente, aponta a jornalista Malu Gaspar, de O Globo, integrantes do Partido Liberal (PL), adversários de Bolsonaro e até mesmo membros do TSE ouvidos reservadamente "avaliam que não há dúvidas de que o candidato do PL será condenado". (com agência Sputnik Brasil)