ASSINE
search button

Justiça Federal dá direito de resposta contra Comunicação da Presidência da República

Secom, do genro do Silvio Santos, chamou Major Curió de 'herói nacional'

Foto: Cláudio Fachel -
A Comissão Nacional da Verdade investigou graves violações aos Direitos Humanos durante a ditadura militar
Compartilhar

O Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3) concedeu nessa quarta (16) direito de resposta a seis mulheres que foram vítimas ou tiveram familiares vítimas da Ditadura Militar no Brasil.

A decisão do tribunal vem após o governo federal classificar como herói, por meio da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), o tenente-coronel Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como Major Curió. Curió atuou nos anos 1970 no comando ao combate à Guerrilha do Araguaia e chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal por tortura, homicídio e ocultação de cadáver.

Conforme publicou o site da revista "Carta Capital", a decisão do desembargador André Nabarrete aponta que a nota da Secom que classificou Curió como herói "está em flagrante descompasso com a posição oficial do Estado brasileiro".

A ação acatada pelo TRF-3 que pede o direito de resposta é assinada por Laura Petit da Silva, Tatiana Merlino, Angela Mendes de Almeida, Maria Amélia de Almeida Teles, Criméria Alice Schmidt de Almeida e Suzana Lisboa. Durante o processo da Comissão Nacional da Verdade, em 2014, as seis mulheres foram reconhecidas como vítimas ou familiares de vítimas do regime militar.

Ainda segundo o site da revista, o desembargador Nabarrete também detalha na decisão que o Brasil assumiu responsabilidade por mortes e desaparecimentos praticados pelo Estado, incluindo no combate à Guerrilha do Araguaia. A decisão não pede a exclusão da postagem da Secom, mas garante o direito de resposta às vítimas. O órgão do governo federal tem agora dez dias para cumprir a decisão judicial.

A postagem da Secom foi feita em maio de 2020, um dia após o presidente brasileiro Jair Bolsonaro receber Curió em Brasília.

À época, a reunião de Bolsonaro com Curió foi motivo de polêmica e gerou indignação. O presidente brasileiro é conhecido por ser defensor do regime militar brasileiro e de figuras reconhecidas como torturadores do período, como o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.(com agência Sputnik Brasil)