ASSINE
search button

STF é o guarda da Constituição e deve usar seu poder com prudência, diz Toffoli

Marcelo Camargo/Agência Brasil -
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, se reúne com os presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.
Compartilhar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou neste sábado que a o tribunal é o guarda da Constituição e, ao rechaçar as Forças Armadas como um papel moderador, disse que essa atuação moderadora reservada às cortes constitucionais têm de ser usada com prudência.

Macaque in the trees
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“Quem é o guarda da Constituição é o Supremo Tribunal Federal. Não é mais possível Forças Armadas como Poder Moderador”, disse, em palestra virtual.

Recentemente, o vice-presidente do Supremo, Luiz Fux, considerou que o presidente da República tem “poder limitado” como chefe das Forças Armadas e destacou que elas não têm competência para ser um “Poder Moderador”, ao acatar parcialmente uma liminar em ação movida pelo PDT para definir o emprego da instituição do ponto de vista legal.

A decisão ocorreu após apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e até alguns juristas chegarem a defender que a Constituição daria respaldo a esse papel para as Forças Armadas.

Para Toffoli, sendo o Supremo o “guardião último”, precisa se autoconter. “Direito é prudência, daí, Jurisprudência”, afirmou ele, dizendo parafrasear uma fala recorrente do ex-ministro do STF Eros Grau.

O presidente do Supremo defendeu a decisão da corte desta semana de confirmar a validade do inquérito das fake news, que investiga a divulgação de notícias falsas e ameaças a ministros da corte. Chamou de “inquérito da autodefesa”.

“Não é algo que nós fizemos por deleite, mas algo que fizemos infelizmente por autodefesa institucional”, justificou.

Toffoli disse que, após uma incompreensão inicial em relação ao inquérito, a imagem do STF está melhor perante à sociedade. Ele também se defendeu de críticas sobre ser um interlocutor perante o governo Jair Bolsonaro, mesmo diante das críticas que a corte sofre do presidente e de aliados dele.

“O guardião último é o Supremo Tribunal Federal e o Supremo Tribunal Federal também é, usando essa expressão que também adoto do (Nelson) Jobim, também é o que nós temos aí. Muita gente não gosta de mim, mas eu sou o presidente do Supremo. Eu sou aquele que será o interlocutor do Supremo nas relações político-institucionais e na condução da corte”, disse.(Reuters)