ASSINE
search button

Era Fake News: vendas de Natal não foram essa brastemp toda

Divulgação -
Shopping Pátio HIgienópolis
Compartilhar

Macaque in the trees
Shopping Pátio HIgienópolis, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Semana passada, toda mídia do País divulgou, até o Jornal Nacional dedicou alguns minutos, o governo federal e seus seguidores surfaram na onda: as vendas de Natal dos shopping centers teriam batido recorde - alta de 9,5% em relação ao ano passado, faturamento de 37 bi -, um índice inesperado no país onde 11 entre 10 desempregados, e são milhões, parece que andam entregando lanches com aquelas caixas térmicas, feito televisores pendurados nos costados, alguns ciclistas, outros motoqueiros, todos sob o sol escaldante. Até o JORNAL DO BRASIL publicou a notícia AQUI.

Agora vem a Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites) contestando o tal do "crescimento" das vendas. Diz que pretende entrar na Justiça contra a Alshop, associação de lojistas de shopping, que teria inventado o tal sucesso, alegando ser mentira, fake news. E diz que a turma está, sim, é reclamando: venderam muito pouco, shopping cheio não é loja cheia.

Diz o empresário Tito Bessa Jr., presidente da Ablos: "É um dado plantado. É uma mentira. Estamos desconfiados de que foi manipulação com alguma segunda intenção".

Bessa diz que a Ablos fez pesquisa. E teria chegado à conclusão de que 70% das lojas tiveram desempenho pior ou igual a 2018. Outro empresário, Fernando Kherlakian, corroborou: "A gente teve uma queda de 2% e eles estão falando que o mercado em geral cresceu 9%. Não é real isso".

Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos.