ASSINE
search button

Crise com PSL complica Eduardo Bolsonaro como embaixador

Indicação foi feita em julho, mas ainda não chegou ao Senado

REUTERS/Ueslei Marcelino -
Deputado Eduardo Bolsonaro
Compartilhar

A crise entre o presidente Jair Bolsonaro e seu partido, o PSL, pode inviabilizar a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro como novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

A escolha do terceiro filho do mandatário como representante diplomático em Washington foi formalizada em julho, mas o governo ainda não encaminhou a indicação ao Senado, que tem a prerrogativa de aprovar ou rejeitar a nomeação.

Segundo a revista "Época", Bolsonaro suspendeu o plano de colocar Eduardo na Embaixada nos EUA devido à crise com o PSL e à perspectiva de uma derrota na votação no Senado. Na última quinta (17), o deputado perdeu uma disputa com o Delegado Waldir pela liderança do partido na Câmara.

Eduardo chegou até a se pronunciar como novo líder do PSL entre os deputados. "Inicialmente, eu não queria ser líder, mas é um nome que tem a maior convergência entre os deputados, e dessa maneira, o meu compromisso aqui é ficar até dezembro", disse o filho do presidente na última quarta (16), acrescentando que a nomeação como embaixador era "secundária".

Mas a disputa com Waldir expôs a fragilidade da articulação do governo no Congresso e afastou Eduardo dos votos necessários para ter sua indicação chancelada pelo Senado. O porta-voz do governo, Otávio do Rêgo Barros, disse que a nomeação está "mantida" e será encaminhada ao Congresso "oportunamente", mas não deu prazos.(Ansa)

REUTERS/Joshua Roberts - Deputado Eduardo Bolsonaro