ASSINE
search button

Itaú em Ipanema? Serve o Bike Itaú?

... -
...
Compartilhar

Maior banco privado brasileiro, o Itaú fechou três agências “temporariamente” na rua Visconde de Pirajá, em Ipanema (duas do Itaú Unibanco e uma do Personnalité), e está expondo, desde segunda-feira, milhares de clientes em filas do lado de fora das três agências restantes, na mesma rua, ao sol e à chuva e ao risco de contágio por excesso de aglomeração nas calçadas.

Macaque in the trees
Gente aglomerada na porta do Itaú em Ipanema (Foto: foto: Informe JB)

Estão fechadas as agências Itaú nos números 300 (entre Joana Angélica e Vinicius de Morais) e 66, na Praça General Osório, junto à estação do metrô. A agência Personnalité da Visconde de Pirajá 407 também está temporariamente fechada. O Personnalité só tem uma agência operando, na Visconde de Pirajá, 250.

Assim a agência Itaú 451, próxima à rua Garcia D´Ávila, é a única do Itaú Unibanco a concentrar todo o movimento do bairro. Por sinal engrossado pela suspensão temporária das atividades no Personnalité do Leblon (Avenida Ataulpho de Paiva, 1.135.

O absurdo é que o pretexto para o fechamento “temporário” das agências do Itaú é a pandemia da covid-19, mas o pano de fundo é o teste tipo “bode na sala” que o banco está fazendo para ver quais agências deve enxugar no bairro. Para fugir das aglomerações (e do risco da covid-19), muita gente está fazendo a migração forçada para os canais eletrônicos.

Entretanto, como os trabalhadores que recebem salários e aposentadorias (do INSS) na rede Itaú precisam recorrer ao saque nas agências, o transtorno e os riscos dos clientes Itaú se estendem a todos os moradores do bairro.

O processo de enxugamento das agências do Itaú vem se acentuando nos últimos quatro anos. Em Ipanema, o banco chegou a ter 11 agências, sendo 4 do Personnalité (agora são duas e uma está fechada). No banco múltiplo, foram fechadas as duas nos dois primeiros quarteirões do bairro. Assim, a agência 451 já tinha absorvido a clientela dos trechos entre Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça.

O Bradesco fechou uma agência depois da compra do HSBC, em 2016, e tem cinco agências. O Santander tem três agências. A Caixa tem duas, o Banco do Brasil tem três (uma delas é a Estilo), e o Original e o Safra têm uma cada.

Itaú à mão, só o Bike Itaú

Curiosamente, o único serviço do Itaú que está com superoferta em Ipanema são as bicicletas laranjinhas do sistema Bike Itaú, aplicativo pelo qual seus clientes podem alugar bicicletas durante uma hora. São 14 pontos espalhados da parte da Lagoa e até a praia de Ipanema.

O estacionamento das bikes rouba vagas dos automóveis.

'Home office' da TIM esvazia São Cristóvão

Por falar em temporário, a TIM acaba de tornar definitivo o "home office" que tinha adotado em março para os dois mil funcionários de seu "call center" em São Cristóvão. Mais um esvaziamento para o outrora bairro imperial.

.

ATUALIZAÇÃO DA NOTÍCIA

4/12 - 13h20

Itaú reabre agências em Ipanema
Depois da nota acima, o Itaú reabriu nessa quinta (3) a agência Personnalité, da Visconde de Pirajá 407. E, nesta sexta-feira (4), foram reabertas as agências do Itaú Unibanco dos nºs 300 e 66 da mesma rua.

Além da redução das filas, a reabertura provocou a realocação dos pedintes, antes concentrados na agência da Visconde de Pirajá 451.

Ocorre que o site do banco continua informando fechamento temporário das agências, confundindo o cliente. Veja abaixo foto feita hoje de fila - sem distanciamento social -  na porta do banco, na Visconde de Pirajá.

Macaque in the trees
Fila na porta do Itaú em Ipanema, sexta 4/12 (Foto: Foto: Informe JB)

 

foto: Informe JB - Gente aglomerada na porta do Itaú em Ipanema
Foto: Informe JB - Fila na porta do Itaú em Ipanema, sexta 4/12