ASSINE
search button

PSL de Bolsonaro não cumpre cota de candidaturas por gênero e não participará das eleições no Sergipe

Wilton Junior/AE -
Foto: Wilton Junior/ Estadão Conteúdo
Compartilhar

A pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe indeferiu o demonstrativo de regularidade partidária (Drap) do Partido Social Liberal (PSL). Segundo parecer do MP, o partido não cumpriu a cota de gênero. Como consequência, todos os candidatos a governador, senador deputado federal e deputado estadual do partido terão suas candidaturas indeferidas, pois a regularidade do Drap é pré-requisito para a participação do partido na eleição. 

A procuradora Regional Eleitoral, Eunice Dantas, explica que a legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Ainda de acordo com a procuradora, algumas candidatas do partido desistiram das candidaturas e, apesar de convocado a substituir as postulantes, a legenda não cumpriu a regra eleitoral. Da decisão, cabe recurso.

No Jornal Nacional, Bolsonaro discute sobre diferença salarial entre homens e mulheres

A sabatina do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, ontem (28), no Jornal Nacional, da TV Globo, foi marcada por polêmicas e por dois momentos de discussões intensas com os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos.

Macaque in the trees
Ontem, no Rio, Bolsonaro mandou um recado para o STF: "o Artigo 53 da Constituição diz que sou inviolável por qualquer opinião" (Foto: Wilton Junior/AE)

A discussão mais acalorada aconteceu durante resposta a uma pergunta sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. Bolsonaro disse que esta é uma questão que já está resolvida na Constituição. Renata Vasconcellos rebateu e perguntou o que ele pode fazer sobre o tema se for eleito e ele insinuou que o salário dela era menor do que o de Bonner.

"Meu salário não te diz respeito", afirmou Renata. "O salário do senhor é pago com dinheiro público. Eu posso lhe garantir que jamais aceitaria receber um salário menor que um homem em uma função semelhante à minha."

Bolsonaro a interrompeu e disse que a Globo "vive em grande parte de recursos da União".

(Com Estadão Conteúdo e Ministério Público Federal)