EDUCAÇÃO
Último dia de Sisu 2023: quais as melhores estratégias para conquistar vaga na universidade pública?
Por JB com Assessoria de Imprensa
Publicado em 24/02/2023 às 14:28
Alterado em 24/02/2023 às 14:28
Para milhões de estudantes, o sonho de ingressar na universidade pública nunca esteve tão perto de se concretizar. A conquista da tão sonhada vaga, no entanto, passa por estratégias a serem utilizadas no último dia de atualização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre, que acontece nesta sexta-feira (24). Afinal, quais escolhas o estudante deve fazer para utilizar da melhor maneira a nota conquistada na prova do Enem?
Segundo Ávlia Oliveira, coordenador de pré-vestibular do Colégio Unificado, uma mudança importante para este ano é a maior durabilidade do Sisu, que exigirá mais atenção dos alunos neste último dia de seleção. “Vale lembrar que esta é a primeira vez que o sistema ficou aberto por nove dias. Pessoas que entraram na plataforma apenas nos primeiros dias de funcionamento e se sentiram desconfortáveis por estarem com a média baixa não devem desistir: é normal que isso aconteça nos momentos iniciais já que os candidatos ainda estão cadastrando suas intenções. Com o passar do tempo, as notas de corte vão mudando”, explicou o professor.
Já para o diretor do Colégio Ao Cubo, Rodrigo Reis, é fundamental que o candidato pesquise o histórico de classificação do curso desejado antes de fazer a escolha. O educador também aconselha que os estudantes tenham anotadas todas as parciais desde o primeiro dia de Sisu para que seja possível entender melhor todas as possibilidades de classificação.
“O cálculo para saber se o aluno que está atrás da nota de corte vai se classificar é sempre uma ciência que não é muito exata, mas os fenômenos tendem a se repetir. Por isso, o candidato precisa entrar no site da faculdade que está escolhendo, entrar na página do Sisu e ver quantas pessoas foram reclassificadas no ano anterior. Ele também precisa ficar bem atento ao curso, turno e modalidade de concorrência escolhidos”, ressaltou. “Se você está dez posições atrás da nota de corte e o curso escolhido reclassificou 30 pessoas no ano anterior, por exemplo, o investimento é válido pela chance de aprovação”, concluiu.
Segundo o Ministério da Educação, o Sisu 2023 oferta mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas de ensino superior, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação.