ASSINE
search button

Sete dicas de estudos para tornar sua rotina mais eficiente

Quer descobrir algumas boas maneiras para tornar seus estudos mais proveitosos?

Getty Images -
...
Compartilhar

Os jovens brasileiros precisam dedicar muito tempo de sua rotina aos estudos. Com tantas provas, exames finais, vestibulares e o tão aguardado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é difícil para os estudantes conciliarem aulas e atividades com todos os seus afazeres do dia a dia.

Mesmo assim, essa dedicação é necessária para lidar com tantas matérias e disciplinas e é preciso que os estudantes consigam adaptar seus afazeres com toda a rotina de estudos.

Para isso, nada melhor do que estudar de forma eficiente, para chegar no fim do dia, fechar o caderno com a sensação de que aprendeu todo o conteúdo e ainda conseguir descansar, se distrair ou até trabalhar depois dos estudos.

Quer descobrir algumas boas maneiras para tornar seus estudos mais eficientes e proveitosos? Confira essas sete dicas que vão ajudar a sua rotina de aprendizagem!

Defina quais são os seus objetivos
Se você definir e conhecer quais são seus objetivos, você enxergará com mais clareza o propósito de todo o seu tempo dedicado estudando todas aquelas disciplinas. Com os objetivos traçados, será possível ter em mente o que você precisa e focar nesse alvo.

Se a sua meta principal é passar no vestibular, defina o curso que você pretende fazer na faculdade, pesquise sobre todas as carreiras possíveis, descubra quais profissões fazem sentido com o seu perfil com um teste vocacional, conheça as melhores universidades e saiba o que será necessário para entrar na graduação.

Assim, você entenderá melhor a razão de toda a sua dedicação e estará motivado para buscar os objetivos.

Organize sua rotina

Para que os estudos se tornem mais eficientes durante o dia a dia, é importante organizar uma rotina que otimize o seu tempo. Criar um calendário ou uma tabela com as disciplinas que devem ser o foco dos seus estudos em cada dia facilitará as suas atividades e você conseguirá tornar os momentos de dedicação mais produtivos.

Com essa organização, as matérias serão melhor absorvidas e você poderá ter um tempo para priorizar aquelas que mais precisam de empenho e entender o conteúdo, de acordo com as suas necessidades.

Tenha um local adequado para estudar
O ambiente onde você estuda também é um ponto determinante para o seu rendimento. É fundamental ter um lugar organizado e que não tenha muito barulho no ambiente, onde você possa se sentir confortável e consiga se concentrar nas matérias e seguir o seu planejamento.

Por isso, a dica é arrumar um local em que as distrações do ambiente não vão te atrapalhar e você se sinta bem passando o tempo estudando ali.

Use a tecnologia como aliada
A internet possui tantas possibilidades, que é possível até fazer uma faculdade online, com a modalidade de ensino a distância (EAD), que vem crescendo a cada ano no país.

Mas muitas vezes as redes acabam mais consumindo o tempo das pessoas que funcionando como ferramentas agregadoras de conhecimento. Porém, se você souber balancear esse uso, a internet e as tecnologias se tornarão seus grandes aliados.

Faça pesquisas em portais confiáveis sobre os assuntos que está estudando, procure vídeos em canais no YouTube sobre os temas importantes, ouça podcasts sobre os mais variados temas e entenda como usar todo essa bagagem a favor dos seus estudos e conhecimentos.

Se divirta estudando
Sair um pouco da rotina sentado em frente aos livros e cadernos pode ser uma forma de deixar os estudos mais dinâmicos e empolgantes. Já pensou fazer uma pipoca, assistir um filme e ainda aprender sobre um assunto que pode ser importante para a sua formação?

Há muitos filmes que, além de serem fontes de entretenimento, podem agregar conhecimentos sobre os mais diversos temas, como História, Geografia, Biologia e Atualidades. Até filmes de super-heróis podem te ajudar a entender assuntos importantes!

Jogos, vídeos e documentários também são outras fontes de conhecimento e que podem dar uma animada em seus estudos como uma forma para você se aprofundar e se interessar pelos assuntos.

Evite distrações
Depois de passar pelos dois itens acima, é importante não deixar que as redes sociais, os canais no YouTube e os filmes da Netflix não sejam distrações, mas sim parte do seu estudo. A tentação de dar uma olhada no que está acontecendo nas redes ou colocar um episódio da sua série favorita pode atrapalhar o seu desempenho.

Por isso, reserve momentos específicos durante o dia para poder desligar a cabeça dos estudos e relaxar. Procure não deixar que essas distrações tirem seu foco durante o tempo reservado para o aprendizado, mas não deixe de ter esses momentos de descompressão na sua rotina.

Conheça os seus limites
Saber a hora de dar um tempo, respirar e descansar pode ser muito importante para que você não se sinta sobrecarregado e consiga alcançar os seus objetivos. Perceber que está cansado e que aquele dia não vai render tanto como o anterior é um sinal de inteligência.

É fundamental entender que isso acontece com qualquer estudante e que não é motivo para desanimar e desistir das suas metas. Então não se sinta pressionado por precisar descansar e se distrair dos estudos. Relaxe e vá se divertir, dê um tempo para você ficar mais tranquilo e se reenergizar para os livros. Se hoje não rendeu, amanhã pode render melhor.

Você acha que consegue incluir essas práticas na sua rotina de estudos?