ASSINE
search button

Ministério da Saúde nega atendimento do Médicos Sem Fronteiras a 5 mil indígenas

Sputnik / Thales Schmidt -
Túmulo indígena em Mato Grosso do Sul
Compartilhar

O Médicos Sem Fronteiras (MSF) afirmou nessa quinta (20) que o Ministério da Saúde rejeitou um plano de trabalho da organização para atuar no atendimento de uma população de até cinco mil indígenas no Mato Grosso do Sul.

Macaque in the trees
Túmulo indígena em Mato Grosso do Sul (Foto: Sputnik / Thales Schmidt)

De acordo com a MSF, a proposição de atuar em sete comunidades da região de Aquidauana foi rejeitada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O plano previa visitas aos locais, com foco especial na detecção e prevenção de casos de Covid-19.

A Sesai autorizou a atuação da organização apenas na Comunidade Aldeinha, de aproximadamente 500 pessoas, no município de Anastácio, local que não constava na proposta da MSF.

A organização humanitária ofereceu nova proposição à Sesai para atender "uma população de cerca de seis mil pessoas em 11 comunidades indígenas". "No trabalho que realizamos previamente à elaboração do plano, fizemos consultas com diversas autoridades. Detectamos dificuldades de acesso à saúde em diversas comunidades indígenas e recebemos pedidos de ajuda vindos de suas lideranças", afirmou a MSF em nota.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil contabiliza 26.443 casos confirmados de coronavírus entre os povos indígenas e 690 óbitos.(Com agência Sputnik Brasil)