ASSINE
search button

Um mar de gente atrás do Galo da Madrugada

Ricardo Fernandes/Especial/Diário de Pernambuco -
Apesar da chuva, a 42º edição do Galo da Madrugada arrastou milhares de pessoas pelas ruas do centro de Recife. O bloco homenageou as mulheres
Compartilhar

O dia amanheceu com chuva no Recife, mas nem isso desanimou os foliões. O Galo da Madrugada já desfila pelas ruas do centro do Recife. A 42° edição, o Galo arrastou uma mar de gente na manhã de ontem. O tradicional local de concentração do bloco, nas proximidades do Forte das Cinco Pontas, desde cedo reunia milhares de foliões. O trajeto dos trios elétricos do Galo da Madrugada, que começou em frente ao Forte das Cinco Pontas, seguiu em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passou também pelas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, finalizando o percurso no fim da tarde, na Rua do Sol. Este ano, o bloco homenageou as mulheres, tendo como música tema Frevo Mulher, de autoria paraibano Zé Ramalho, cantada por Elba Ramalho, prima do músico. Pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo vêm à cidade para curtir o Carnaval multicultural do Recife. Fantasias clássicas como palhaços, colombinas e até o homem da meia noite, que deixou as ladeiras de Olinda e veio representado nos foliões marcou presença no desfile do Galo da Madrugada.

Macaque in the trees
Apesar da chuva, a 42º edição do Galo da Madrugada arrastou milhares de pessoas pelas ruas do centro de Recife. O bloco homenageou as mulheres (Foto: Ricardo Fernandes/Especial/Diário de Pernambuco)

Em Olinda

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle viraram bonecos gigantes para participar do carnaval de Pernambuco. "É uma tradição representar os presidentes. Temos Lula, Dilma e Temer, além de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Collor, Marechal Deodoro, Itamar Franco, Getúlio Vargas e FHC, porque nossa intenção é transformar a história do Brasil em bonecos gigantes", explica o artesão Leandro Castro, que sempre pede autorização dos homenageados.

Neste caso, a brincadeira foi autorizada pelo governo de transição e logo recebeu o aval do presidente, conta Castro, mostrando, com orgulho, o áudio do presidente recebido pelo WhatsApp. "Parabéns pela sua criatividade, externando através de bonecos de personalidades. E você fez a minha também. Meu muito obrigado pelos seus votos de que dê tudo certo no nosso governo." Castro ainda aproveitou a ocasião para perguntar se poderia completar a homenagem com um boneco de Michelle Bolsonaro.

Sumaia Villela/Agência Brasil - Multidão toma conta do Alto da Sé em Olinda que recebeu mais de 120 blocos ontem
Tags:

carnaval | Galo